Veja dicas para modernizar os processos de sua corretora de seguros

Web 1.0, 2.0, 3.0 e agora, falamos em 4.0. E o que significam estes termos?  Podemos até resumir, e em linhas gerais estabelecer uma relação de progresso da internet desde sua criação. Porém, o que importa é que a internet trouxe avanços fantásticos e revolucionou a forma de comunicação entre as pessoas e também nos negócios.

Mostraremos algumas dicas para não parar no tempo e aproveitar as possibilidades que a internet proporciona para modernizar os processos de sua corretora de seguros.

Entendendo as “eras digitais”

Evolução da internet

Já se fala em web 4.0 e há quem fale em 5.0.  Esta “divisão” de eras da história da internet nada mais é que uma forma de estudar os movimentos, criação e aplicação de recursos tecnológicos nos negócios, pesquisas e sociedade.

Não vamos nos aprofundar nestes conceitos, já que são mais relevantes para estudiosos destes movimentos. Porém, é interessante perceber a evolução da web para situar seu negócio dentro da perspectiva atual:

  1. Web 1.0: é a primeira fase e se passou principalmente, na década de 90. Neste período, o internauta era um espectador, ou seja, era um agente passivo que apenas visitava sites e lia informações;
  2. Web 2.0: é a década compreendida entre 2000 e 2009. As empresas passaram a se utilizar dos recursos virtuais com mais propriedade. Os consumidores passaram a se relacionar com as empresas através da web. Os usuários podiam entrar em contato com as empresas através de seus sites, realizar cadastros para receber informações e criar conteúdos como avaliações de produtos, comentários, resenhas etc. A web ficou mais interativa;
  3. Web 3.0: período no qual, teoricamente, estamos vivendo. O conjunto de tecnologias ofertado pela web traz possibilidades infinitas de interação entre empresários, consumidores do mundo todo, vendedores, anunciantes, escritores etc. Toda a produção de conteúdo e cultural destes agentes é amplamente convergente dentro da web 3.0. Além disso, outro importante conceito ampliado neste período é a questão dos dados em nuvem. Com softwares e armazenamento de dados em servidores online, toda empresa, por menor que seja, pode tirar proveito da tecnologia em seus processos e no relacionamento com cliente.
  4. Web 4.0: há muitas teorias e especulações, mas entende-se que a nova era da internet será marcada por amplos sistemas de inteligência artificial mais dinâmicos e ainda mais convergentes com o dia-a-dia das pessoas.

Coloque já sua corretora de seguros na era 3.0

É certo que os negócios estão cada vez mais digitais. Mesmo negócios que pareciam não poder se adaptar ao mundo virtual, estão mostrando que também podem aproveitar-se da web para crescer. Um exemplo é a venda de roupas pela internet. Muitos especialistas acreditavam no começo, que as pessoas não iriam comprar algo que não pudessem provar.

No mundo dos seguros, onde a relação de confiança do cliente com o corretor de seguros é mandatória, realizar negócios apenas pela web pode parecer impessoal. Porém, há muitas maneiras de tirar proveito dos recursos tecnológicos e da facilidade que eles trazem. Uma delas é aplicar a tecnologia na gestão dos processos da da corretora:

1)  Implantar um sistema de gestão próprio para corretoras de seguros:
Verifique no mercado, a oferta de softwares de controle de processos voltados para corretoras. Estes sistemas devem ser enxutos e fáceis de utilizar, principalmente no caso de empresas menores. Veja a possibilidade de implantar um sistema online: é muito mais fácil de utilizar e rápido para se ajustar detalhes técnicos ou eventuais falhas.

2)  Tomar decisões através de dados colhidos com confiabilidade e agilidade:
Na mesma linha da necessidade de ter um software para facilitar a gestão, é necessário ter um sistema (que pode ser o mesmo do item anterior) que facilite a elaboração de relatórios, gráficos e indicadores que demonstrem cenários da empresa relacionados às finanças, vendas, prospecção de clientes etc.
Para ter indicadores confiáveis, é necessário que o banco de dados seja alimentado de acordo com procedimentos seguros. Por isso, antes de começar a utilizar o sistema para a tomada de decisão, tenha a certeza de que os dados foram atualizados e inseridos de maneira correta.

No início, durante a elaboração dos procedimentos para alimentação de dados, a equipe pode trabalhar um pouco mais, dispendendo bastante energia no processo de implantação. Porém, após o período inicial, é esperado que as equipes tenham muito mais tempo e segurança para planejar, estudar perspectivas e inovar.

3)  Utilizar recursos tecnológicos para se manter em contato e analisar clientes:
Dados de clientes são importantíssimos para todas as empresas. Para corretoras, além dos dados de contato e perfil, também são fundamentais, informações sobre comportamento, histórico de atendimento e datas de renovação.

Com informações organizadas, além de ter mais dados sobre seu contratante e/ou prospect, sua corretora poderá realizar análises comportamentais e de perfil para saber que tipo de produto poderia ser colocado na cesta daquele cliente, por exemplo.

Estas foram apenas algumas maneiras de aproveitar-se dos recursos disponíveis hoje para que sua corretora de seguros realize negócios de maneira mais ágil na gestão de seus clientes. Acompanhe nosso blog e veja mais maneiras de obter produtividade, qualidade e agilidade em sua empresa.

 

Leia também: O que é fluxo de caixa e qual sua importância nos negócios