O que é funil de vendas? Descubra como usá-lo em uma corretora

O que é funil de vendas? Muitas pessoas acreditam que o conceito de funil de vendas é algo novo, uma ferramenta recente de marketing e vendas usada nas estratégias de marketing digital.

Mas na verdade todas as pessoas que trabalham com vendas usam um funil no seu processo de trabalho. O funil de vendas apenas descreve a jornada de venda de um produto ou serviço.

Muito se fala de funis: de venda, de marketing, etc. e muitas nomenclaturas foram criadas, como: MQL, SQL, etc.. Isso evidentemente tenta glamourizar o assunto, mas o funil de vendas nada mais é que uma sequência de passos no processo de vendas. Obviamente ao falar dessa estratégia e criar processos internos que o reflitam trará mais clareza em seus processos de captação e gestão de vendas na empresa.

Normalmente se divide o funil em fases e dentro de cada uma, há um conjunto de ações a serem executadas. Em geral, de forma simplificada o funil de vendas pode ser entendido conforme imagem acima.

Quais as etapas do funil de vendas?

O que é funil de vendas? Descubra como usá-lo em uma corretora

1) TOPO = Prospecção

Nesta fase inicial é onde entram todos os possíveis interessados nos seus produtos e serviços.
várias estratégias para alimentar o topo do funil. Tais como:

• Captação através de formulários no site;
• Nutrição de leads através de ferramentas de e-mail marketing;
• Indicações de clientes, amigos e parceiros;
• Força de vendas com pré-vendas; etc.

2) MEIO = Negociação

Todo processo de vendas desde o início precisa de uma metodologia própria que normalmente é adaptada para cada empresa conforme suas necessidades, considerando tipos de produtos ou serviços, composição da equipe e estratégia de negócios.

Então, nesta etapa é necessário o uso de um CRM para registrar as ações efetuadas junto aos seus prospects visando maior conhecimento de suas necessidades bem como dar autonomia à equipe na condução do processo de vendas mesmo quando há substituição de colaboradores no meio do processo.

3) FUNDO = Fechamento

Nos CRMs normalmente se gerencia o processo de venda (da captação do lead até o fechamento).
Ao fechar um negócio, os dados da venda vão para outro tipo de sistema, os gerenciadores ou ERPs (Enterprise Resource Planning) ou Sistema integrado de gestão empresarial.

Cada tipo de negócio necessita de sistemas adequados para o gerenciamento de suas informações, por isso, há os sistemas de nichos específicos, em razão das peculiaridades de cada de produto ou serviço.

A Moltrio, por exemplo, fornece um ERP com CRM integrado para corretoras de seguros e consultorias de benefícios que facilita o trabalho de nossos clientes e integra todas as informações alimentadas por todas as equipes em uma única ferramenta.

Desta forma, as consultorias de benefícios e corretoras de seguros patrimoniais podem gerenciar suas oportunidades no CRM comercial até o fechamento com o cliente, atualizando todas as informações e adicionando todos os arquivos usados no processo de venda. E posteriormente, direciona para alguém da equipe de implantação dos serviços junto às companhias seguradoras ou operadoras de saúde e seu cliente.

A equipe de implantação terá disponível todas às informações, inclusive os agravantes de riscos que podem ser alimentados no perfil do cliente ou prospect.

 

Como configurar seu CRM Moltrio

O que é funil de vendas? Descubra como usá-lo em uma corretora

Agora que você sabe o que é o funil de vendas, entenda como é possível ter isso no software da Moltrio.

1. Tipos de oportunidades

Defina todos os produtos que sua corretora comercializa de:
• Seguros,
• Planos de saúde ou odontológicos
• Outros benefícios e/ou serviços (cartões de crédito, certificação digital, etc.).

2. Ações de prospecção

Defina todas as ações do seu pipeline.
Exemplos:
● Lead,
● Apresentação institucional,
● Agendar reunião,
● Reunião/visita,
● Informações complementares,
● Cotação na companhia,
● Proposta,
● Fechamento comercial,
● Implantação do serviço.

3. Fontes de negócio

Defina todas as fontes de seus negócios, ou seja, de onde vem os leads para o topo do seu funil.
Exemplos:
• Site,
• Leads empresa A,
• Leads empresa B,
• Indicações concessionárias,
• Outras indicações.

4. Crie um formulário com as demais informações que deseja captar

Você poderá configurar campos específicos para cada ramo de seguro ou saúde de forma que possa captar todas as informações necessárias para melhor conhecimento do prospect. Estas informações podem ficar automaticamente no cadastro do cliente facilitando o atendimento por qualquer colaborador da equipe após o fechamento.

O nosso artigo ajudou você entender sobre o que é funil de vendas e entender suas etapas? Deixe nos comentários o que achou.

Solicite uma demonstração gratuita do Moltrio Insurance? Nós podemos te ajudar com o CRM e toda a gestão de sua consultoria ou corretora de seguros

Quero uma demonstração

E não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

 

Leia também: O que é CRM e quais suas principais vantagens?

Conteúdos que você também pode gostar