Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O que significa CRM?
Você já deve ter ouvido falar em CRM, mas sabe o que essa sigla significa?
Pois bem, CRM – Customer Relationship Management, ou traduzindo, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Uma pequena sigla que tem grande significado e utilidade no ambiente corporativo. Através do CRM é possível criar estratégias e práticas, aliando a tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente, e consequentemente os resultados da empresa.
Vamos imaginar como funciona na prática… Imagine uma grande empresa com mais de 70 milhões de consumidores e apenas 25 milhões ativos com um algum tipo de relacionamento. Dá pra se imaginar uma grande falha de comunicação, não é mesmo? E isso está acontecendo na Via Varejo, e segundo o CEO da empresa, Roberto Fulcherberguer, a equipe de marketing está entrando em ação para resolver essa situação. (Entrevista completa com o CEO da Via Varejo.)
Se você não quer passar por essa mesma situação, independente do tamanho da empresa ou da sua base de clientes, um sistema CRM pode ajudá-lo. Entenda como:
Como funciona um CRM?
O CRM depende de algumas variáveis para funcionar de maneira eficiente, por exemplo, estratégias, metodologias, cultura, processos e softwares, que facilitam a gestão do relacionamento com clientes e prospects.
Através de ações automatizadas é possível criar um relacionamento otimizado com o cliente, veja as principais funções de um CRM:
1. Coleta de informações: tenha os principais dados pessoais do cliente e no decorrer do relacionamento de vendas será possível extrair os dados comerciais.
2. Integração: CRMs são bancos de dados com informações que ficam armazenados em nuvem, possibilitando integração com outras ferramentas e agilizando o trabalho operacional.
3. Automação dos setores de Vendas e Marketing: com a integração desses dois setores da empresa, a eficiência nas ações e abordagens, além de facilitar o acompanhamento de seu pipeline também ajudará na redução de custos, aumento da produtividade e conhecimento mais detalhado dos prospects.
Ao se contratar uma plataforma para gerenciar o relacionamento com clientes pode acontecer da equipe, inicialmente, ter dificuldades na adaptação, mas será preciso engajá-los e mostrar como essa estratégia será útil para os resultados da empresa.
Confira 7 vantagens para adotar um sistema de CRM adequado ao seu negócio e engajar sua equipe:
O que uma boa plataforma de CRM deve oferecer?
Para que o sistema CRM funcione de maneira eficiente na empresa ele deve oferecer algumas funções:
1) Integração com outros programas: Normalmente estas integrações são efetuadas através de APIs de dados.
2) Confiabilidade: deve ser confiável e estável, pois você deseja que as informações sejam guardadas de maneira segura e que estejam disponíveis quando precisar.
3) Hospedagem em nuvem: com as informações guardadas em nuvem é possível acessá-las de qualquer lugar, a qualquer hora.
4) Acessibilidade: esse é um ponto relevante nos dias atuais. Sendo uma plataforma em nuvem, mesmo que não tenha aplicativos nativos ainda será acessível também através de dispositivos móveis.
5) Boa usabilidade: É importante que a plataforma seja intuitiva, simples e fácil de usar.
6) Controle de oportunidade: através do CRM é possível controlar cada etapa da venda, desde a negociação ao contrato finalizado. Esse controle ajuda na comunicação entre os colaboradores e os departamentos da empresa.
7) Relatórios: tudo deve ser medido e registrado, por isso, os relatórios do sistema CRM são fundamentais. Extrair dados, analisar e estabelecer novas estratégias deve fazer parte da rotina do colaborador que utiliza o CRM.
Veja como a plataforma Moltrio pode ajudá-lo com CRM para funil de vendas e pós-venda de quaisquer tipos de produtos distribuídos por consultorias de benefícios e corretores de seguros.
1. Coleta de informações: Customize as perguntas e/ou respostas pré-definidas no seus CRM comercial para captar o maior número de informações relevantes de seus clientes e prospects.
2. Integração: Use nossa API de integração para captar leads ou enviar informações para outros sistemas.
3. Automação dos setores de Vendas e Marketing: Uma única ferramenta com tudo integrado: da prospecção ao atendimento a beneficiários para agendamentos de procedimentos médicos e/ou controle de crônicos (gestão de saúde) e comissões.
Se você deseja ter um CRM desenhado sua consultoria ou corretora de seguros, fale conosco e agende uma demonstração.
Gostou do artigo? Divulgue e compartilhe com os colegas. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.
Leia também: 5 dicas para avaliar uma plataforma de gestão de benefícios e seguros