Para entender melhor o impacto da “Inteligência Artificial” no mercado de trabalho e como ela tem transformado a comunicação corporativa, a Moltrio conversou com Paulo Mannheimer, CEO da Instant Solutions, empresa líder em soluções corporativas de comunicação.

[bc_random_banner]

Fundada com o propósito de transformar a forma como empresas se comunicam, a Instant Solutions se consolidou como referência no desenvolvimento de soluções de comunicação corporativa. Combinando inovação e tecnologia, a empresa oferece plataformas avançadas para atendimento digital, automação de processos, chatbots, voicebots e inteligência artificial, ajudando empresas a aprimorar a experiência do cliente e a otimizar operações.

Empreendedor referência no setor, Mannheimer tem um extenso histórico na criação e desenvolvimento de empresas inovadoras. Antes de fundar a Instant, esteve à frente de duas outras empresas de sucesso: a Módulo Security Solutions, voltada para segurança digital, e o Elefante.com, um dos primeiros assistentes pessoais virtuais do mundo, que já ajudou milhões de usuários a organizar compromissos.

Com um MBA em Empreendedorismo pela Universidade da Califórnia – Berkeley, Mannheimer tem uma visão ampla sobre inovação, tecnologia e negócios, sempre acompanhando de perto as tendências que moldam o futuro do setor. Nesta entrevista, ele compartilha sua perspectiva sobre o papel da Inteligência Artificial (IA), os avanços dos LLMs (Large Language Models), e os impactos positivos da tecnologia no mercado de trabalho e na produtividade das empresas.

O impacto da IA na comunicação corporativa – Entrevista com Paulo Mannheimer

Confira a entrevista completa abaixo!

MOLTRIO: Para começar, como você descreveria o papel da inteligência artificial no marketing e na evolução de produtos hoje em dia?

MANNHEIMER: A IA pode funcionar como uma excelente ferramenta aceleradora nos processos de marketing e evolução de produtos, por ter uma visibilidade gigante do que já foi feito e do que está em desenvolvimento (crista da onda). 

Aqui na Instant constantemente usamos ferramentas de IA como benchmark para nos guiar, sugerir ou verificar conceitos que estamos seguindo.

MOLTRIO: Onde você acredita que a IA tem gerado os resultados mais significativos no mercado, especialmente em termos de impacto positivo na produtividade e na experiência do cliente?

MANNHEIMER: A IA tem mostrado capacidade incrível na síntese e melhoria da comunicação com os clientes, permitindo um fluxo mais acelerado e de qualidade no contato entre o consumidor e as empresas. 

MOLTRIO:  Os modelos de LLM vêm revolucionando o mercado. Na sua visão, quais são os principais avanços que esses modelos trouxeram, e como eles têm sido utilizados na prática?

MANNHEIMER: Os modelos LLM são capazes de agregar gigantescas massas de dados e sintetizar elementos para uma jornada de atendimento ao cliente mais rápida e de qualidade. Aqui na Instant temos usado com sucesso em alguns projetos os modelos de LLM para potencialização e amplificação do que as equipes de atendimento e vendas sabem, fazendo elas trabalharem e venderem mais.

MOLTRIO:  Quais são os desafios que você enxerga na implementação de LLMs em soluções voltadas para empresas?

MANNHEIMER: Adequar os modelos aos dados pré existentes, e saber selecionar as ferramentas adequadas para dar 10 passos para frente, ao invés de 2 para frente e 1 para trás. Ter um parceiro da plataforma de uso de IA para o seu negócio é também fundamental neste momento, onde a tecnologia é ainda muito nova e a experimentação é a regra.

MOLTRIO:  Há muita discussão sobre como a IA impacta o mercado de trabalho. Qual é a sua visão sobre como a IA pode ser usada para ampliar a produtividade, em vez de substituir profissionais?

MANNHEIMER: Dizer que a IA vai acabar com empregos é o mesmo que dizer que a eletricidade ia acabar com todos os trabalhos manuais. Sim, mas vejam o potencial e as oportunidades que se abriram !!! Será (como sempre foi no capitalismo, com sua destruição criativa), um momento de transição, fechando algumas portas mas abrindo outras milhares.

MOLTRIO: Pensando em tecnologias implantadas hoje, quais você destacaria como as mais relevantes e transformadoras em termos de IA?

MANNHEIMER: Novamente – a capacidade da IA e dos LLM em sintetizar grandes quantidades de dados, encontrando padrões e sinergias, é absurdo. Além do atendimento a clientes, podemos destacar da nossa ferramenta a capacidade de entender o cliente, e gerar contatos de upselling muito mais eficazes, capazes de aumentarem o ticket de venda para um cliente em até 250%

MOLTRIO:  Em relação ao futuro, quais movimentos ou avanços você acredita que veremos em tecnologias cognitivas voltadas para áudio e texto?

MANNHEIMER: Vai tudo ficar melhor e mais barato, com o desenvolvimento de plataformas mais fáceis de usar, onde os dados do seu negócio serão ingeridos e o “output” será como melhorar seu faturamento e sua margem. Simples assim.

O impacto da IA na comunicação corporativa – Entrevista com Paulo Mannheimer

MOLTRIO: Você poderia compartilhar exemplos de como a Instant tem implementado IA de forma prática? O que é o Córtex, e como ele, junto com o novo Builder, tem potencializado os resultados da empresa e de seus clientes?

MANNHEIMER: O Córtex é nosso “engine”, nossa fundação para a aplicação de IA e LLM para o atendimento a clientes e potencialização das vendas de nossos clientes. Com o Córtex, estamos focados em transformar nossa plataforma Instant AIO “All-in-One” num oráculo de insights e vendas recorrentes com base em quem seu cliente é e o que ele quer consumir.

MOLTRIO: Como vocês têm utilizado IA nos chatbots para melhorar a experiência do cliente?

MANNHEIMER: O Chatbot é a ponta do iceberg, é onde o cliente tem um primeiro contato, ou retorno de contato com sua marca. Para isso, a experiência tem que ser nota 1000, e nossa tecnologia assim o permite.

MOLTRIO: Para fornecedores de software, como você acredita que a IA pode ser um diferencial competitivo?

MANNHEIMER: Evidente. Os sistemas sem IA atualmente se equivalem aos sistemas de antigamente quando a interface gráfica ainda não existia. A mão da IA estará cada vez mais por trás dos sistemas e das pessoas atendendo e entendendo melhor seus clientes.

MOLTRIO: Quais seriam os próximos passos ou estratégias que empresas de software deveriam adotar para incorporar IA de forma mais estratégica?

MANNHEIMER: Selecione um parceiro que você acredite que vai continuar pelos próximas 24 meses, pelo menos, com uma pegada forte de inovação, pois a locomotiva não para, e seu projeto, ainda que uma prova de conceito ou algo preliminar, precisa crescer e evoluir.

MOLTRIO: Para quem está começando a implementar IA em suas operações, que conselhos você daria para garantir resultados positivos e escaláveis?

MANNHEIMER: Tente formular metas tangíveis e de médio prazo, pois senão qualquer vento poderá ser favorável ou desfavorável, e formule um projeto de médio prazo, pois no curto prazo estamos todos aprendendo e fazendo a conta fechar.

[bc_random_banner]

Com as perspectivas apresentadas por Paulo Mannheimer, fica evidente que as tecnologias de LLM (Large Language Models ou Grandes modelos de linguagem) trouxeram inúmeras possibilidades e têm gerado uma revolução em diversas áreas de trabalho e, consequentemente, em toda sociedade.  À medida que a tecnologia avança, as empresas precisam estar preparadas para adotar essas inovações de forma estratégica, garantindo que o impacto positivo seja duradouro. A transformação digital é inevitável, e as empresas que se adaptarem a ela estarão mais bem posicionadas para prosperar em um ambiente de constantes mudanças e novas oportunidades.