Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
São muitos os fatores envolvidos no destino de uma empresa, principalmente num negócio de sucesso. Dependendo do tamanho, ramo, momento de mercado e outras características da companhia, estes fatores diferem muito.
Porém, os principais pilares sobre os quais os outros serão construídos são apenas os três seguintes: pessoas, processos e tecnologia. Estes três fatores formam as bases para os outros conceitos envolvidos nas companhias e nos seus complexos sistemas.
Vamos verificar neste artigo o que são estes três pilares e quais questões são fundamentais para que o empresário/ empreendedor preocupe-se na hora de planejar o início ou a guinada de seu negócio.
A importância de cada um dos três pilares do sucesso
Conforme já dissemos, os três conceitos fundamentais sobre os quais os outros fatores da empresa devem ser constituídos são:
Pessoas: são os chamados recursos humanos da empresa. A qualidade do serviço prestado pelas pessoas, seu grau de entrosamento com o time e clientes, além do seu engajamento com a empresa em si, são fatores preponderantes para ter um negócio de sucesso.
Não importa qual seja a função da pessoa: se ela está trabalhando nesta empresa é porque seu trabalho é necessário (afinal, por que ela seria contratada?) e a qualidade com que desempenha seu papel afetará o resultado final e a percepção do cliente.
Fazendo uma analogia simplista com o corpo humano, podemos dizer que as pessoas são os órgãos vitais da empresa. Sem os órgãos, não há vida, ou seja, sem as pessoas, não há empresa.
Processos: são os sistemas procedimentais da empresa. Este fator é o responsável pelo funcionamento das atividades em si. Os processos são conjuntos de atividades ordenadas por pessoas ou departamentos que, no fim, devem atingir a um objetivo ou meta.
Diz-se que um processo tem mais qualidade quando está mais claro para as partes envolvidas e traz o máximo de agilidade para os executores. Não é fácil deixar os processos de uma empresa ágeis, claros e enxutos, visto que, quanto maior a empresa, mais complexo é seu funcionamento e mais processos existem entre seus principais sistemas. Mas, este fator é realmente fundamental para ter um negócio de sucesso e para o maior envolvimento e satisfação dos funcionários.
Continuando a analogia com o corpo humano, podemos dizer que os processos são as funções corporais: a digestão, as sínteses metabólicas, as ligações neurais etc.
Tecnologia: não são apenas os recursos de informática. Entendemos por tecnologia dentro deste conceito de pilares da empresa, tudo aquilo que é ferramenta para que as pessoas executem os processos. Sendo assim, o terceiro pilar seria: equipamentos, ferramentas, estruturas, veículos e recursos tecnológicos envolvidos na operação.
Quanto mais qualidade e inovação a empresa apresenta em sua tecnologia, mais chances de ser bem um negócio de sucesso ela terá. Mas, mais qualidade não significa apenas recursos mais avançados e caros. A empresa deve ter as ferramentas necessárias e que agregam valor a seu produto, serviço ou processos internos (de modo a agilizar o trabalho). Além disso, deve saber utilizar estas ferramentas da melhor maneira possível.
Esta tecnologia deve ajudar a companhia a organizar seus dados críticos, trazendo segurança para os funcionários e para suas informações estratégicas, além da confiabilidade em seus produtos e serviços.
Se formos continuar a analogia com o corpo humano, a tecnologia será os ossos e músculos. Ou seja, tudo aquilo que suporta o restante.
Alinhando os três pilares de um negócio de sucesso
Finalmente, para alinhar estes três pilares, é necessária muita dedicação do corpo diretivo da empresa. Um dos caminhos mais assertivos é o constante diálogo com as pessoas. É preciso provocar os funcionários no bom sentido em prol da mudança, não apenas cobrando, mas tentando entender o que a gestão da empresa pode fazer para ajudá-los a melhorar os processos e a utilizar melhor a tecnologia disponível.
E lembre-se de que, por natureza, estes três pilares já estão ligados um ao outro. Quanto mais treinadas e envolvidas as pessoas, mais elas acertarão os processos rumo a uma melhor qualidade e utilizarão de maneira mais inteligente as ferramentas que a empresa dispõe.
Quanto melhor a tecnologia disponível, mais chances de que os processos sejam mais inteligentes e as pessoas estejam mais satisfeitas com o resultado de seu trabalho.
Se você gostou desse conteúdo sobre os pilares de um negócio de sucesso, fica de olho nas nossas redes sociais e fique sabendo quando liberamos mais conteúdos.