Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ser um corretor de seguros autônomo é uma ótima maneira de trabalhar por conta própria e ter a flexibilidade de escolher seus clientes e horários. No entanto, para ter sucesso nessa área, é preciso mais do que apenas conhecimento sobre o mercado de seguros. Possuir um perfil empreendedor e manter um bom relacionamento pessoal são características fundamentais para este profissional.
Outro ponto importante é que assim como qualquer outro negócio, é preciso ter um bom planejamento financeiro para ser um corretor de seguros autônomo bem-sucedido. Isso inclui saber quanto investir inicialmente, qual será o retorno esperado e como reinvestir os lucros obtidos. Separamos aqui 5 dicas para ajudar os corretores de seguros autônomos a prosperarem e se organizarem na carreira:
1. Trabalhe como preposto de uma PJ
Para um corretor de seguros autônomo que procura trabalhar e crescer dentro do mercado, o primeiro passo é conhecer o quadro legal e as regulamentações da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Em seguida, consulte a resolução que dispõe sobre a atividade de Preposto de Corretor de Seguros e de Previdência Complementar Aberta, pois uma das principais formas de se trabalhar como corretor de seguros autônomo é se associar a uma corretora pessoa jurídica (PJ). Outra possibilidade é se unir a uma associação, assessoria de seguros ou franquia de corretora de seguros.
Estas são as formas disponíveis para cadastro do corretor autônomo para distribuir os produtos as seguradoras, contanto com todo apoio comercial da empresa a qual se associou.
2. Corretor de Seguros Autônomo precisa se atualizar e criar uma marca pessoal forte e consistente
A segunda dica é atualizar-se com as novidades. Ser corretor de seguros autônomo não é uma tarefa fácil, exige um conhecimento de mercado, foco e dedicação, uma vez que o setor vive em constantes mudanças. Por exemplo, quando são legislados novos tipos de seguros ou ocorrem mudanças nas grandes seguradoras, os corretores de seguros devem estar por dentro de como isso afetará o seu trabalho.
Construa também relacionamentos com outros profissionais da área, participando de congressos, frequentando o seu sindicato e fique atento às notícias divulgadas na agenda de eventos da Moltrio. Uma rica fonte de conteúdos com diversos especialistas do setor, que debatem e criam materiais importantes que agregam conhecimentos para os profissionais do mercado. Além disso, você precisa estar familiarizado com todos os tipos de seguros disponíveis como os seguros sazonais, um diferencial que faz com que a oferta de seguros seja constante, independente da ocasião.
3. Esteja sempre disponível para seus clientes
Atender bem deve ser uma das principais preocupações de um Corretor de Seguros Autônomo, pois além de fidelizar o cliente, o bom atendimento abre novas oportunidades de negócios, já que boas recomendações e avaliações sempre são boas para os negócios.
Uma dica importante é nunca se esquecer do interesse do cliente, assim como saber suas expectativas sobre os serviços. Lembre-se de ouvir o que o seu público tem a dizer e ofereça soluções de acordo com suas necessidades. O trabalho de um corretor de seguros autônomo envolve resolver muitos problemas e processos burocráticos exigem organização. Planeje-se e fique atento às burocracias para não perder tempo. Por isso, o apoio de um grupo de seguros, assessoria ou franquia será fundamental para que possa focar em vendas e no seu autodesenvolvimento.
Mantenha a transparência ao passar informações sobre os produtos e serviços oferecidos e como realizar a solicitação de compra do seguro. O cliente deve sempre entender os termos contratuais para evitar surpresas desagradáveis no futuro. É responsabilidade do Corretor de Seguros manter o bom relacionamento com o cliente, nutrindo-o com informações precisas e relevantes.
4. Corretor de Seguros Autônomo precisa gerenciar seu funil de vendas
Se você é um corretor de seguros autônomo, um dos seus principais desafios será encontrar e acessar um funil de vendas. Por isso, para aumentar seus resultados, escolha um parceiro que te possibilite acessar um funil de vendas para gerenciar suas próprias prospecções e que seja leal às suas necessidades e ao seu negócio.
Como Corretor de Seguros Autônomo é fundamental que você possa gerenciar seu funil de vendas através de ferramentas que facilitem o acompanhamento de suas prospecções, permitindo que trabalhe bem todas as etapas envolvidas no relacionamento com seus clientes, desde a prospecção, venda dos produtos e também o pós-venda.
A quarta dica envolve ter uma boa estratégia de marketing para divulgar seus serviços. Verifique se seu parceiro dá suporte para fazer campanhas publicitárias, a fim de obter o máximo de resultado, pois para trabalhar como Corretor de Seguros Autônomo você precisa de apoio para ampliar o leque de oportunidades através de um bom plano de marketing para divulgar seus serviços para os clientes. Além dos meios tradicionais, é importante usar as mídias digitais e redes sociais, pois essas são as principais formas de divulgação hoje em dia.
5.Acompanhe as tendências do mercado e utilize tecnologias que dão resultados
Acompanhar as tendências do mercado significa também estar atento para as novas tecnologias que otimizam o trabalho das corretoras. Com uma plataforma exclusiva desenvolvida para o mercado segurador, a Moltrio oferece uma demonstração gratuita para que você possa conhecer melhor os benefícios de ter um CRM de vendas personalizado e acompanhar suas renovações e contratos de qualquer lugar.
Aproveite as ferramentas digitais para se comunicar com o cliente. O uso de e-mails, mensagens e alertas pode contribuir para reduzir o tempo de resposta e aumentar o nível de eficiência do trabalho do corretor autônomo. Isso também vai ajudar o cliente a tomar as melhores decisões possíveis.
Seguindo essas dicas, você está pronto para trabalhar como Corretor de Seguros Autônomo e se tornar um preposto de alguma corretora PJ, grupo ou assessoria de seguros. Busque conhecer as leis e regulamentos aplicáveis à sua área de atuação, além de manter-se informado pelo nosso blog e pelas lives realizadas em nosso canal no Youtube.