Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Software de gestão para corretora de seguros é algo imprescindível e deve ser considerado já na constituição da empresa, pois será a ferramenta central em toda sua operação, mas ele é fundamental no controle para corretora de seguros. Um exemplo claro disso são as corretoras digitais e também operações digitais de outros canais de distribuição, ou seja, a empresa só existe a partir da abertura de um site bem estruturado para captação de leads, normalmente, já integrado com outras ferramentas que agilizam o atendimento, vendas e relacionamento com os clientes no pós-venda.
A centralização das informações em poucas ferramentas será crucial para a corretora de seguros conseguir entender todas as demandas de cada cliente. O uso de planilhas abre brechas para cada colaborador criar a sua, além de ter grande chance de perder os controles, caso não haja uma cultura de backups ou não estejam usando as ferramentas digitais em sua plenitude, tais como Google drive ou office 365. Outra desvantagem de não contratar uma ferramenta é a troca de arquivos por e-mails gerando inúmeras versões do arquivo, principalmente se houver vários colaboradores trocando estes arquivos, o que gera grande perda de tempo, até entender qual arquivo é o mais atualizado.
Softwares focados em corretoras de seguros são fundamentais para o ganho de performance da empresa e ajudam inclusive no onboarding de novos colaboradores, uma vez que os processos já ficam estabelecidos, sendo mais fácil mostrar como a corretora funciona aos novos integrantes da equipe.
O mercado é competitivo, entretanto, sabemos que a penetração de seguros no Brasil, sejam pessoais ou patrimoniais, ainda é pequena, havendo muito espaço para crescer. Isso significa que as corretoras, de todos os portes, ainda têm muito espaço para crescer.
Todo crescimento dói, e para sua corretora acompanhar a evolução do mercado, e se beneficiar das oportunidades abertas não pode abrir mão de tecnologias, e principalmente, da implementação de processos internos que facilitem a disponibilização das informações dos negócios, sem comprometer a segurança dos dados.
Controles mais importantes para uma corretora
Toda corretora depende de alguns processos e controle para corretora de seguros que envolvem sua principal atividade, como a prospecção de vendas, a gestão das comissões recebidas e a pagar, e as renovações ou reajustes periódicos, no caso de seguros de saúde. Entretanto, a corretora como representante do cliente perante as seguradoras, além de seu papel principal que é vender os produtos que garantem segurança pessoal e patrimonial aos seus clientes também tem a obrigação de fazer um bom relacionamento com os mesmos. O bom relacionamento com seus clientes geram novos negócios através de indicações e também a venda de novos produtos para o mesmo cliente, o up sell.
Se a carteira de negócios da sua empresa possui muitos clientes com vários produtos dentro da mesma corretora significa que os mesmos estão mais fidelizados, diminuindo a possibilidade de perdas, em renovações ou ofertas com poucos diferenciais, por parte da concorrência.
Isso não significa que uma corretora não possa focar apenas em uma determinado ramo, cujo conhecimento técnico seja seu principal diferencial. Exemplo: corretora que atua exclusivamente com, Responsabilidade civil, Riscos de engenharia, Transportes, Planos de saúde, ou seguros de vida.
Corretoras focadas em ramos específicos conseguem entregar alto valor agregado ao cliente sobre os produtos que comercializa, e ainda pode desenvolver parcerias com outras corretoras focadas em outros ramos de seguros para rentabilizar sua carteira de clientes, sem no entanto, ter que se especializar em outras áreas de negócios.
A entrega de serviços com alto valor agregado inevitavelmente gera no cliente o interesse em outros produtos, sendo o pós-venda uma segunda fonte de negócios para a corretora, atrás apenas da captação direta de leads.
A relação de confiança que se estabelece entre um cliente e seu corretor quando obtém serviços com alto valor agregado pelo atendimento no pós-venda, muitas vezes, é inquebrantável. Conhecemos corretores que possuem clientes de 30 anos, e certamente este relacionamento continuará enquanto for possível para ambos, ou mesmo, até passando de geração para geração.
Empresas são organismos vivos que vão mudando seu formato e suas estratégias conforme evolução do próprio mercado. E, as pessoas entram e saem das empresas conforme seus anseios de crescimento ou manutenção do “fit cultural” com a mesma. Havendo apenas uma forma da corretora manter o conhecimento desenvolvido sobre o cliente ao longo do tempo, que é através do sistema completo para “gestão do relacionamento com seus clientes”.
Através de sistemas de CRM, tanto para vendas quanto para pós-vendas é que a corretora mantém de forma unificada todo o conhecimento gerado sobre o cliente, independente do colaborador que o atende.
Como um corretor deve se estruturar o controle para corretora de seguros?
Corretores iniciantes, sem carteira de clientes ou pouco investimento para iniciar operações digitais, podem se valer das planilhas no início de sua operação. Mas se sua corretora quer crescer, incluir novos colaboradores e criar processos estruturados que continuem a funcionar mesmo com a troca de equipes, precisa de um software de gestão focado em sua atividade.
Há inúmeros CRMs de vendas no mercado, sendo a maioria bem configurável, de forma que possa atender a diversos mercados, afinal nenhuma empresa sobrevive sem vendas e a gestão das mesmas. Tenha em mente que ao contratar um CRM de vendas é necessário que todas as pessoas da corretora possam usá-lo e também que sejam obrigadas a alimentá-lo. Ou seja, não adianta contratar um sistema, independente da área atendida, se todos não o usarem, trata-se de investimento inócuo.
Em outras palavras, ao contratar qualquer ferramenta digital para sua corretora de seguros é fundamental incutir em toda equipe, no pré-venda ao atendimento de pós-venda que a mesma deve ser usada em sua totalidade. Lembre-se que ferramentas são apenas ferramentas, e não funcionam sozinhas, elas devem ser usadas para que a empresa atinja seus objetivos empresariais previstos em sua contratação. Pensando nisso, a Moltrio fornece um CRM exclusivo para corretoras de seguros para gestão de seu pipeline de vendas, com visão em listas ou kanban.
A cultura do uso correto das ferramentas trará para a corretora a possibilidade de fazer análises aprofundadas sobre os contratos e respectivos clientes, ou pipeline de vendas.
Com informações centralizadas a corretora poderá explorar vários KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, indicadores de performance de sua empresa, em todas as áreas, sendo seu principal termômetro para suas decisões estratégicas.
Quando usadas corretamente, as ferramentas digitais, fornecem à corretora relatórios com informações relevantes para tomada de decisões estratégicas, tais como:
- Minha base de clientes permite programas de affinity? Devo ofertar aos meus clientes hotsites para captação de outros produtos?
- Atendo muitos clientes de um determinado setor da economia e posso ofertar produtos mais específicos?
- Qual minha margem de lucro sobre a operação?
- Quais colaboradores performam melhor em vendas ou relacionamento com o cliente?
- Devo investir mais em relacionamento offline ou online, de onde vem os leads?
- Quais tipos de ações de marketing deram melhor resultados, com base nos clientes com negócios convertidos?
Qual é o melhor software para realizar o controle para corretora de seguros?
Tendo tudo isso em mente, torna-se claro a importância de aderir a um software para gestão integral da corretora de seguros. Um sistema capaz de gerenciar todos os processos diários da corretora, fornecer suporte técnico e segurança de dados.
O software SAAS da Moltrio Tecnologia abrange todas as funcionalidades que uma corretora precisa para obter os indicadores de sucesso da sua empresa. Juntamos em uma ferramenta única as principais funcionalidades que uma corretora de seguros de pessoas precisa para obter indicadores sobre toda sua operação, tais como: CRM de vendas, CRM de pós-venda, gestão de corretagem, co-corretagem e repasses de colaboradores com conta-corrente de vendedores, além dos KPIs básicos como produção, renovações. Moltrio, inclui ainda, ferramentas adicionais para corretoras de saúde, como: gestão de crônicos, absenteísmo, históricos de reajustes e ferramenta de concierge.
Todas estas ferramentas em uma única aplicação permitem o máximo de flexibilidade na hora de se estabelecer planos estratégicos, fazendo com que a tomada de decisões frente aos clientes e a competitividade seja mais efetiva.
Contando com acesso ao sistema a partir de um painel didático e de fácil uso, é possível cortar qualquer tempo de espera entre comunicações na equipe. As vendas e as renovações, podem estar à disposição dos funcionários, permitindo cruzamento de insights e um número maior de análises por parte dos envolvidos.
Moltrio tem como objetivo garantir agilidade e facilidade, além de controle de acessos personalizado para que a gestão das informações para a corretora de seguros não seja um problema e sim um ponto de virada, onde a verdadeira racionalização acontece.
Contamos com demos gratuitas e um canal no YouTube para lives com profissionais do mercado de seguros e saúde sobre toda a jornada de uma corretora de seguros. Proporcionamos materiais adequados ao mercado de seguros, visando ajudar as corretoras de seguros da mesma forma que as mesmas procuram ajudar seus clientes, tanto segurados quanto beneficiários.
Se você gostou desse conteúdo sobre controle para corretora de seguros, nos siga nas redes sociais para saber quando publicarmos novos.