Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
A retração da economia previstas pelos analistas para 2015 é uma realidade e seu efeito dominó pegou grande parte dos segmentos de negócios. Mesmo assim, e apesar da crise, alguns segmentos seguem crescendo, uns ajudados pelo proprio cenário e outros porque empreendedores conseguiram reinventar seus negócios.
Um exemplo é a área de seguros, que apresenta ótimas perspectivas de crescimento. Isso porque o setor tem muito a crescer no Brasil e, mesmo com o cenário incerto, uma vez que pessoas e empresas tendem a se proteger- mais.
Se por um lado há várias questões minando a competitividade das indústrias e empresas brasileiras, por outro, há esperança, justamente nos pequenos negócios, que representam mais de 98% dos estabelecimentos formalizados no Brasil. Isso porque os micro e pequenos empreendedores não possuem tantas movimentações financeiras e empregados, fatores de risco e de alto custo, como as grandes empresas.
Sendo assim, o pequeno negócio que souber se reinventar e analisar oportunidades tem tudo para não patinar tanto na crise e, possivelmente até crescer.
Aspectos importantes para manter a motivação em tempos de incertezas:
Mantenha as contas equilibradas:
Com as contas de seu negócio equilibradas você já está um passo adiante de muitos que acabam perdendo o controle das mesmas nos momentos de baixa e, para cobrir custos fazem dívidas, em razão de dificuldades para analisar onde cortar custos ou outras possíveis alternativas.
Procure reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços, agregue valor ao que você entrega ao cliente e jamais desperdice recursos. Seja um questionador de seu processo, sempre!
Fique de olho nas oportunidades:
Cenários incertos devem servir para que os pequenos empreendedores se sobressaiam por causa de sua maior flexibilidade e proximidade com o público. Para isso é necessário estar sempre alerta e questione-se:
- Como fazer novas promoções?
- Pensar em como oferecer serviços ou produtos alternativos.
- Ou, como agregar valor e resolver mais problemas do cliente pelo mesmo valor.
Observe e conheça bem seu público para entender melhor suas demandas. Ouça sempre sua equipe, seus clientes e também os prospects. Estes parceiros conhecem bem as qualidades e fraquezas de sua empresa e poderão contribuir com ótimas ideias para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.
Coragem sempre!
Empreender é ter coragem. Nos momentos de incertezas não se deixe abater com as dificuldades, tampouco tome decisões mal avaliadas. É importante manter-se sóbrio em relação à realidade e manter-se alerta para o movimento do mercado. Desta forma conseguem antecipar tendências e identificar novos horizontes.
Leia também: Como o mercado de seguros passará bem pela crise?