Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O empreendedorismo demanda uma série de ações, estudos e cuidados que o futuro empresário deve tomar para que seu planejamento flua dentro ou próximo do previsto. Ao abrir um corretora de seguros os desafios na administração empresarial incluem: plano de negócios, provisão de giro e caixa, ações de divulgação e marketing, além da formalização.
Destacaremos os principais pontos que devem ser considerados ao abrir uma corretora de seguros. Se você quiser estudar o assunto de modo mais aprofundado, conheça um material exclusivo, produzido pela TN em parceria com especialistas no ramo de seguros: o e-book Como abrir uma corretora de seguros ou consultoria em planos de saúde.
1. Planejar para não errar. Ou, para errar menos:
Antes de iniciar as operações tenha um plano de negócios elaborado de maneira realista e com fundamentos atuais de mercado, além de considerar suas possibilidades financeiras. Pode ter certeza de que, durante a execução deste planejamento, você tomará muitas decisões e mudará de opinião. Isso tudo será fundamental para o sucesso da empresa.
Aproveite o momento para conhecer melhor o negócio que está por nascer. Trace uma análise de mercado e do cenário atual e defina bem o público alvo para oferta dos serviços de sua empresa.
Segundo o SEBRAE-SP, o plano de negócios tem três fases: conhecimento (apenas o estudo para verificar se o negócio é viável), avaliação (fase de lançamento da empresa em nível de teste) e ação (tornar a ideia um verdadeiro negócio).
É extremamente importante que o plano de negócios mostre ao futuro empreendedor uma expectativa do investimento necessário e do prazo de retorno deste investimento.
2. Regularização e formalizaçao:
O corretor de seguros deve ser habilitado pela SUSEP conforme os tipos de seguros que o profissional irá comercializar.
Para formalizar sua empresa, devido à variedade de categorias nas quais seu negócio pode se encaixar, é importante consultar um contador. Se for pesquisar sobre o assunto por sua conta, tome o cuidado de procurar em fontes atualizadas, pois a legislação brasileira é muito dinâmica e as mudanças são constantes.
3. Alugar ou não um escritório?
Um negócio de atendimento ao cliente, como é o caso das corretoras de seguros, não requer um ambiente muito amplo. Nesta hora, dependendo da sua possibilidade de investimento, vale a pena economizar. Pode-se optar por um escritório em casa ou sublocar salas para atender clientes, apenas quando necessário.
Se você optar por locar um imóvel, nosso e-book traz uma lista dos cuidados a serem verificados ao escolher sua sede.
4. Sua marca: o que define sua empresa
Não se trata apenas de seu nome fantasia e logotipo. Engloba também as características que definem sua empresa.
Pense no maior diferencial que sua corretora de seguros poderá oferecer e coloque esta essência em sua marca!
5. Site e divulgação: mostre-se ao mundo!
Atualmente é mais que necessário ter um site, é obrigatório! Tenha um site para compartilhar seus contatos, explicação dos seus serviços e chamar a atenção de seu público-alvo. É fundamental que o mesmo seja funcional e tenha design adequado ao seu tipo de público.
Para divulgar melhor sua marca complemente sua comunicação utilizando as plataformas sociais. Utilize marketing digital (um conceito em crescimento e de custo menor que as mídias tradicionais) e procure figurar na imprensa.
E mais…
Além dos aspectos citados acima, nosso e-book Como abrir uma corretora de seguros ou consultoria em planos de saúde traz dicas:
- Sobre procedimentos para contratar funcionários, constituir sociedade, etc.
- Onde aprender mais sobre seguros e opções de cursos;
- Principais organismos do setor de Seguros, Previdência Privada e Saúde Suplementar.
- Mídias do setor de seguros;
- Associações.
Lembre-se:
Ter seu próprio negócio não significa trabalhar menos. São muitos detalhes para pensar e atividades a executar. Entretanto, é possível e estimulante! Use todo seu talento e expertise e, certamente, o sucesso virá.
Não deixe de baixar gratuitamente o e-book Como abrir uma corretora de seguros ou consultoria em planos de saúde , um material elaborado por quem entende do assunto para ajudar os novos empreendedores.
Leia também: Veja dicas para modernizar os processos de sua corretora de seguros