Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
A principal função de um “clube de benefícios” é permitir a adesão de um grande número de beneficiários, com uma divisão de custos de acordo com a proteção oferecida. O Clube de saúde odonto pode ter um ou mais contratos/ apólices coletivas e captar adesões individuais ou empresariais, E, por ser contratos coletivos, consegue negociar melhores condições de preços, coberturas e condições comerciais com as operadoras e seguradoras.
O clube de odonto é uma modalidade de contrato de coletivo para distribuição do benefício que inclui a cobertura de um seguro odontológico. Também podem ser agregados outros tipos de assistências, gerando maior valor para os beneficiários.
Vamos entender melhor as vantagens de ter um clube de odonto e como a sua corretora também pode oferecer esse benefício para seus clientes!
Como oferecer um clube de benefícios odonto?
Para oferecer essa modalidade de seguro, a corretora deve contratar junto à seguradora um contrato coletivo de saúde odontológica, faturado de maneira única para a empresa contratante, que será a Estipulante do contrato. A venda das adesões neste contrato é feita pela própria corretora ou em parceria com as subestipulantes, que são os clientes empresariais cobertos pelo contrato coletivo do clube de benefícios. Assim, a corretora será a administradora do contrato, ou seja, será a responsável por gerenciar os pagamentos dos clientes e manter a base de beneficiários ativos sempre atualizada junto à operadora ou seguradora.
Esse tipo de administração gera um trabalho extra para a corretora, uma vez que ela é responsável por realizar a emissão dos boletos e o controle de todas as movimentações relacionadas ao contrato. Ao final de cada mês, essas informações são repassadas para a operadora de saúde ou seguradora, que assim poderá saber quem são os membros ativos do clube e que efetivamente possuem as coberturas do contrato coletivo. Esse papel de administração é uma função que a corretora não teria no caso da venda de contratos e apólices diretamente ao cliente final, já que as cobranças seriam efetuadas diretamente pela seguradora, cabendo à corretora apenas o atendimento aos clientes contratantes através de seu relacionamento comercial e de pós-venda.
Em razão da contratação ser feita pela corretora, o faturamento e o pagamento para a seguradora também é de sua responsabilidade, independentemente da situação de cada um dos membros da apólice, que são cobrados pela corretora. Apesar de possibilitar que a empresa tenha ganhos com isso, ao vender a adesão ao clube com uma margem que cubra os custos de administração e que possibilite lucro, no caso de uma alta inadimplência ou de poucas adesões, o risco é da corretora.
Qual a diferença de um clube de saúde odontológica e os planos coletivos?
A principal diferença está na forma de faturamento mensal dos custos dos planos. Nos contratos empresariais gerenciados diretamente pela seguradora ou operadora de planos odontológicos, é ela mesma que executa as cobranças e a implantação dos beneficiários através de suas ferramentas digitais ou com importação dos dados enviados pelo cliente, diretamente ou através da corretora de seguros. Dessa forma, a adesão ou saída de vidas daquele plano pode ser feita mesmo independente da ação da corretora, quando a operadora fornecer acesso ao cliente contratante ao seu sistema de movimentação para inclusões ou exclusões de beneficiários.
A corretora de seguros, nesse caso, continua tendo sua função de corretagem, representando os clientes, mas não tem a responsabilidade de gerenciar tanto as movimentações quanto o faturamento dos serviços prestados pela seguradora. Entretanto, a corretora sendo representante do cliente, o ajudará na gestão do benefício, de forma que os beneficiários cobertos possam usar os serviços da forma correta e perceber seu alto valor agregado.
Já em um clube de saúde odonto, é feita a contratação de um contrato coletivo pela corretora, que terá sob sua responsabilidade inúmeros subcontratantes, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas, cuja elegibilidade para adesão é definida nas condições contratuais. Ou seja, ao contrário das administradoras de benefícios que normalmente celebram contratos semelhantes com sindicatos e associações para a gestão de benefícios, o clube não precisa limitar seu atendimento a uma única entidade de classe por contrato, pois o mesmo é efetuado em nome do “clube de benefícios”. O clube de odonto será responsável por realizar a gestão deste contrato, bem como toda parte operacional de atendimento aos beneficiários, movimentações, faturamento e consequentes cobranças de inadimplentes, repassando as informações pertinentes à operadora que fornece os serviços aos beneficiários através de sua rede credenciada.
Existe inseguranças na contratação de clube de saúde odonto?
É extremamente importante saber qual é a empresa administradora do clube de saúde odontológica, uma vez que é de sua responsabilidade toda a gestão do benefício, mantendo a base de beneficiários sempre atualizada junto à operadora ou demais seguradoras, caso o clube agregue outros serviços em conjunto.
Assim, caso ocorram problemas administrativos, má gestão ou mesmo inadimplência da empresa administradora perante à seguradora, serão os beneficiários que não poderão usufruir das vantagens do clube de saúde odonto. Portanto, a corretora que cria um clube de benefícios, seja odonto, ou outros serviços, deve aderir a tecnologias que facilitem a gestão de toda a base de beneficiários para ter uma gestão mais transparente e não perder o controle das movimentações diárias, controlando de perto a inadimplência para que os resultados do clube sejam sempre positivos e gere valor a todos os participantes, tanto beneficiários, quanto o próprio clube e seus respectivos parceiros (operadoras e seguradoras). Um negócio só é bom quando é benéfico para todos os participantes.
Outras empresas também podem criar clubes de benefícios, mas as corretoras possuem vantagens competitivas, uma vez que possuem conhecimento, experiência e maior contato direto com operadoras de saúde e seguradoras, além de possuírem ferramentas de gestão de clientes, como CRM para corretoras, que possuem módulos específicos para esse tipo de administração. Outra vantagem é a experiência de mercado que as corretoras já tem em razão da gestão de outros seguros e benefícios para diversos clientes com necessidades diferenciadas, garantindo-lhe reputação e reconhecimento, o que traz maior garantia que os benefícios do clube de saúde odonto gerenciado por essas empresas têm confiabilidade.
Conclusão
Você sabia que a Moltrio pode te ajudar a oferecer um clube de saúde odonto para seus clientes? O Moltrio Premium oferece tudo o que você precisa para administrar sua Corretora de planos de saúde, odontológico e de seguros de vida. Deixe o processo de gerenciamento mais simples e gaste energia no que realmente importa: vender muito!
Gerencie todo o atendimento aos clientes, efetuando movimentações e realizando pós-venda, além de administrar os sinistros ocorridos. Simplifique toda gestão de documentos de forma eletrônica, emita os boletos de cobrança, além de ver todos os dados e documentos relacionados a cada beneficiário com uma simples pesquisa pelo nome da pessoa. Sim, gerenciar as atividades da sua corretora pode ser mais simples!
Entre em contato conosco e descubra como nosso atendimento personalizado pode encontrar a melhor solução para a sua corretora!