Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
No processo de contratação ou venda de um plano de saúde, uma etapa importante é a entrega da declaração de saúde, um documento onde o segurado atesta todas as doenças, lesões e condições preexistentes de que tenha ciência. Este é um documento de vital importância para a seguradora, já que ajuda a definir o perfil do beneficiário e, assim, determinar a cobertura e carências do plano.
Com as informações contidas na declaração de saúde, a seguradora pode, por exemplo, determinar a existência ou não de um CPT (Cobertura Parcial Temporária) e garantir assim que não haja desentendimentos com o associado ao plano. Em suma, a declaração de saúde consiste em uma espécie de seguro ou garantia para ambas as partes envolvidas no contrato, que ajuda a assegurar que as expectativas do associado se mantenham em harmonia com o serviço oferecido pela seguradora.
Praticidade com responsabilidade
Por se tratar de um documento importante, que oferece respaldo junto à ANS, a declaração de saúde deve conter a assinatura do beneficiário. Com a crescente digitalização de processos, atendimentos e vendas, o preenchimento deste formulário pode ser facilitado por meios eletrônicos, com um documento do Google enviado por email, por exemplo.
Esse tipo de solução traz ótimos benefícios para quem busca fechar um contrato de plano de saúde com agilidade e tranquilidade. No entanto, para que seja possível desfrutar dessa opção, são necessários alguns requisitos de segurança e autenticação. Afinal, se a assinatura do beneficiário é necessária, como será possível preencher a declaração de saúde de modo digital?
Como atestar autenticidade virtualmente
Existe uma solução tecnológica criada exatamente para ajudar em casos como a entrega de uma declaração de saúde por meios eletrônicos: as assinaturas digitais. Desde a MP 2200-2, de agosto de 2001, é possível usar a tecnologia de criptografia para validar e autenticar documentos online e tornar a assinatura digital válida juridicamente.
Com a instituição da ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), é possível tirar um certificado digital que serve como identificação virtual da pessoa. Basicamente, o que essa tecnologia faz é criar uma espécie de código único e criptografado que pode ser aplicado em um documento para confirmar que o portador do código está de acordo com os termos ali apresentados.
Desse modo, é possível eliminar gastos de tempo com burocracias, gastos com impressões e deslocamento até um cartório. A assinatura digital permite que documentos como a declaração de saúde sejam seguramente preenchidos e assinados no conforto do lar, do trabalho ou onde for mais conveniente.
Segurança da criptografia na declaração de saúde
Por conter um código único, que usa de criptografia e hash para evitar qualquer tipo de quebra de segurança, é quase impossível sofrer fraudes ou imitações nos certificados digitais que permitem a utilização de uma assinatura digital.
As assinaturas feitas com uso de certificado digital são muito mais seguras que as assinaturas manuais: estas podem ser clonadas ou alteradas com edições de imagem, além de dependerem da visão e atenção de quem conferir o documento. Nenhum desses riscos existe com a assinatura digital.
Outra segurança que essa tecnologia traz é a garantia da integridade do documento que está sendo assinado. Uma vez preenchido, não é possível fazer alterações. Isso é muito importante no caso da declaração de saúde, já que qualquer alteração impacta no planejamento da seguradora e no serviço que o beneficiário vai receber.
Sendo assim, não é preciso ficar preocupado com a segurança e validade de uma assinatura digital. Um documento assinado manualmente é mais passível de fraude do que aquele que se utiliza dessas tecnologias.
Principais benefícios de usar assinatura digital para declaração de saúde
Tanto para o corretor quanto para o beneficiário, é uma grande vantagem ter um certificado digital e poder assinar virtualmente os documentos necessários no processo de fechamento de um plano.
Do jeito tradicional, assinando à próprio punho, é necessário ter acesso a uma impressora com scanner, senão seria necessária a entrega do documento assinado pessoalmente. Mesmo assim, é muito perigoso confiar na assinatura de um documento que foi escaneado: é muito simples fazer alterações nas imagens. Uma assinatura digital resolve todos esses contratempos.
Por ter validade jurídica, uma assinatura feita com certificado digital diminui muito a burocracia e acelera o processo de fechamento de contrato. Além disso, a utilização dessa tecnologia quebra objeções com relação à disponibilidade, mobilidade e tempo.
Esses são alguns dos motivos que tornaram as assinaturas digitais já amplamente utilizadas nos últimos anos e, depois da pandemia da Covid-19, praticamente obrigatórias para as empresas que desejam eliminar custos, otimizar processos e garantir a segurança de seus documentos e contratos.
Soluções integradas na Moltrio
Pensando nas facilidades das quais os usuários da plataforma da Moltrio podem se beneficiar, agilizando e otimizando procedimentos como a assinatura de uma declaração de saúde por meios digitais, nosso sistema passa a oferecer integração com a DocSales, eleita como a melhor fornecedora de assinaturas digitais no ano de 2020 pela B2BStack.
O eSign, ferramenta oferecida pela DocSales, permite que tanto o corretor quanto o cliente assinem documentos em menos de um minuto, com apenas alguns cliques. É possível ainda rastrear as informações do documento, o que permite ao emissor conferir quantas pessoas acessaram o arquivo, por quanto tempo ele ficou aberto e quando foi o último acesso .
Além disso, a plataforma garante aplicação do eSign para contratos de qualquer natureza, desde declaração de saúde até acordos de parceria, por exemplo. As assinaturas realizadas com a integração do DocSales na plataforma da Moltrio estão de acordo com a Lei no. 14.063 de 23 de setembro de 2020 e têm validade jurídica, ou seja, serve para assinar documento de declaração de saúde com garantia perante a ANS.
Otimize e facilite todo o processo de vendas com a Moltrio
Não apenas na agilidade de fechamento de contratos e documentos como a declaração de saúde, o sistema de gestão da Moltrio oferece uma estrutura para ajudar em todo o processo de vendas, desde a captação do lead até o pós-venda, com uma estrutura própria de funil de vendas. Conheça um pouco mais dos serviços da plataforma agendando uma demonstração gratuita!
Live Moltrio x DocSales
Assista a gravação da nossa live e conheça a integração Moltrio x DocSales, uma automação completa que permite o envio e retorno automático das declarações de saúde, já assinadas digitalmente. Economize tempo e dinheiro com a melhor relação custo x benefício para corretoras de seguros!
Live Assinatura Digital de Declarações de Saúde
Com apenas um clique na movimentação de inclusão, Moltrio envia a Declaração de saúde para o segurado e você já terá o documento assinado com validade jurídica dentro do seu sistema. Confira no vídeo a demonstração que realizamos ao vivo.